terça-feira, 4 de setembro de 2012

Apresentação


Olá!!


Opa, iniciando meu novo hobby... (tentar) escrever! Meio irônico, tratando-se de uma aluna de Letras da UFRGS, com 19 anos na cara e com pouca criatividade literária. Aliás, meu nome é Marina Malka, curso Português-Francês, sendo o último uma grande paixão na minha vida e o motivo de eu estar aqui. Ops, o motivo de eu estar aqui é a cadeira de Ensino e Identidade Docente, ministrada pela prof Nádie, mas enfim, como eu devo escrever sobre a minha decisão de ser professora, então o motivo da minha postagem leva à língua francesa. 
Retrocedendo um pouco, sempre estudei em escola pública (e não sou traumatizada), lá criei grandes amigos e  tive professores que me mostraram que ser professor não é simplesmente ter um emprego para ganhar um salário e quitar as contas do mês, mas sim uma paixão que se adquire ao longo da vida. E tenho quase certeza que a maioria das pessoas que desejam tornarem-se professores foi por um motivo semelhante: um professor marcante. 
Inicialmente não pensava em fazer Letras. Meu primeiro vestibular foi para Publicidade e Propaganda, não passei, entretanto eu ia iniciar na ESPM, mas repensei e decidi fazer cursinho... E no cursinho destinei-me Direito. O sonho da minha família, dos meus amigos... menos o meu. E foi justamente lá, no cursinho, que descobri o meu amor pela leitura, como ela nos faz viajar!! Então, pronto, me inscrevi para Letras. E passei. E posso dizer que sou MUITO feliz com minha decisão, amo meu curso, as amizades que fiz lá, a minha vida agora...
Contando agora da parte profissional da minha vida: ano passado, comecei a trabalhar no Colégio de Aplicação como monitora de francês, e daí sim, vi como é prazeroso ouvir um "sora, como eu amo francês!". Trabalhei com o ensino fundamental durante um ano, com alunos de todas as séries praticamente... Quando tinha alguma atividade que eu deveria posicionar-me no lugar de prof para passar alguma informação ou outra coisa, sempre rolava um friozinho na barriga... Mas depois, ao olhar o rostinho deles e ouvir eles falando em francês, ficava sempre emocionada! Um dia, em uma turma que eu aconpanhava, os alunos fizeram uma apresentação... Segurei minhas lágrimas!! 
Semana que vem começarei a trabalhar no Julinho com o ensino médio, a partir do PIBID... Daí sim completarei minha experiência na Educação Básica!
Não sei se realmente serei professora pro resto da vida, acho que é muito cedo para definir isso, tantas coisas acontecem na vida dos seres humanos... Por enquanto, essa é minha decisão, e estou trabalhando para isso, quem sabe, um dia ser uma grande professora de língua francesa!
Ah, e por último, minha paixão pelo francês... essa é forte!! Infelizmente, comecei estudar só ano passado, quando iniciei minha graduação na UFRGS, e bem na verdade foi uma escolha meio em cima da hora, sem muito pensar, na hora da matrícula, optei pela língua francesa, pois já sou formada em inglês... Daí comecei a estudar muito (ô linguinha difícil!), iniciei a trabalhar com o francês no Aplicação e a fazer cursinho também no NELE... Agora faço Aliança Francesa, cada vez estou mais entrosada com o idioma, que me faz gastar meu mero dinheirinho em gramáticas e livros franceses! E sem contar dos filmes. Mas enfim, planejo o quanto antes visitar (ou até morar!) em algum país francófono, e sei que esse dia vai chegar, falta pouco... Enquanto ele não chega, é melhor eu estudar mais a língua, pra não fazer feio lá!
Acho que me estendi um pouco... haha
Em breve, novos posts!

Bises!

OBS.: Como eu sei que ninguém é obrigado a saber francês, eis a legenda:
Menino: "Meu projeto? Ser feliz."
Homem: "Os utopistas não tem seu lugar em nosso estabelecimento."

3 comentários:

  1. Adorei a charge, colega! Sabe que me lembra de uma frase do filme "O fabuloso destino de Amélie Pulain" (meu preferido de todos os tempos, acho que já deve ter visto infinitas vezes) que diz que os tempos são difíceis para os sonhadores :)
    Francês é uma língua tão bonita! É minha próxima língua a ser estudada. É, eu recém comecei a estudar inglês :/

    Beijo grande :*

    http://adocenciaemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina!

    Ao iniciar tua apresentação afirmou que ia tentar escrever, mas pode ter certeza que escreve muito bem! Teu texto me fez refletir sobre vários assuntos, como um bom livro...

    Pra quem não é acostumada com blog, parece tão difícil, né? (pelo menos pra mim está sendo muito novo)

    Achei muito interessante quando afirmou que ser professor é "... uma paixão que se adquire ao longo da vida." Também acredito que seja bem mais do que salário. Com as condições dadas aos professores, pode-se afirmar que ser professor é desafiador. Tem que ter amor para conseguir seguir esta carreira. Que bom que a tua paixão pela educação foi mais forte do que fazer um curso somente para agradar a família.

    Muita sorte na tua caminhada, seja como professora ou com o que a vida lhe reservar!

    Abs
    Ana


    ResponderExcluir
  3. Olá Marina,

    dizem que os "últimos serão os primeiros", mas não concordo e não vejo mal em chegar depois...até por poder compartilhar o que minhas antecessoras te deixaram em termos de mensagens...Neste caso a ênfase foi na tua capacidade de escrita, na paixão que se desenvolve e na beleza da língua francesa e concordo com ambas. Todavia, ainda cabe destacar a tua experiência recente e emocionante com o ensino (por um lado) e a aprendizagem (por outro). Tenho certeza que ainda terás muitas experiências interessantes a compartilhar e talvez, um dia, deixes as lágrimas correrem, pois vale a pena se emocionar...
    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir